Catarse emocional e psicadélicos: validação do Inventário de Catarse Emocional
11 de julho de 2019, Journal of Psychopharmacology
Autores: Leor Roseman, Eline Haijen, Kelvin Idialu-Ikato, Mendel Kaelen, Rosalind Watts, Robin Carhart-Harris
A terapia psicadélica tem vindo a ganhar reconhecimento e descobriu-se que a natureza da própria experiência psicadélica medeia as mudanças psicológicas subsequentes de longo prazo. Muita ênfase foi colocada na ocorrência de experiências do tipo místico na determinação de respostas de longo prazo com o uso de psicadélicos, mas aqui demonstramos a importância de outro componente: a catarse emocional.
Métodos: Trezentos e setenta e nove participantes completaram inquéritos online antes e depois de uma experiência psicadélica planeada. Os itens referentes à catarse emocional foram preenchidos um dia após a experiência psicadélica, assim como os itens que compõem o já validado Questionário de Experiência Mística e o Questionário de Experiência Desafiadora. Catarse emocional, Questionário de Experiência Mística e Questionário de Experiência Desafiadora foram usados para prever mudanças no bem-estar (Escala de Bem-Estar Mental de Warwick-Edinburgh) numa subamostra de 75 participantes com baixos scores basais de bem-estar (⩽45).
Resultados: A análise factorial revelou seis itens de catarse emocional com alta consistência interna (alfa de Cronbach = 0,932) e apoiou a hipótese de que a catarse emocional é um componente distinto da experiência psicadélica. Os scores de catarse emocional foram dose-dependentes e foram maiores se o psicadélico fosse tomado com planeamento e intenção terapêutica. Catarse emocional, scores do Questionário de Experiência Mística e Questionário de Experiência Desafiadora combinados, previram significativamente mudanças subsequentes no bem-estar (r = 0,45, p = 0,0005, n = 75), com cada escala a contribuir com valor preditivo significativo. A catarse emocional e as pontuações do Questionário de Experiência Mística previram aumentos no bem-estar e as pontuações do Questionário de Experiência Desafiadora previram menos aumentos.
Conclusões: Os autores validam um “Inventário de Catarse Emocional” de seis itens. A catarse emocional é um componente importante e distinto da experiência psicadélica aguda que parece ser um mediador-chave das mudanças psicológicas subsequentes de longo prazo. As implicações para a terapia psicadélica são também discutidas.
Artigos relacionados
Terapia de manutenção com Ketamina na Depressão Resistente ao Tratamento
1 de agosto de 2018 • Journal of Clinical Psychopharmacology • Shaina Archer, Carson Chrenek, Jennifer SwainsonTratamento da dependência de substâncias com o auxílio da Ibogaína: um estudo retrospectivo
29 de setembro de 2014 • Journal of Psychopharmacology • Eduardo Ekman Schenberg, Maria Angélica de Castro Comis, Bruno Rasmussen Chaves, Dartiu Xavier da Silveira