SPACE PortugalTornar-se [email protected]

Ayahuasca

A Ayahuasca é uma infusão pan-amazónica a partir de duas plantas, geralmente a Psychotria viridis, um arbusto da família do café, e uma liana do género Banisteriopsis, sendo a espécie caapi aquela mais frequentemente utilizada.

Trata-se de uma designação em língua Quéchua composta por dois étimos - aya, espírito, e huasca, liana ou vinha -, sendo habitualmente traduzida como a vinha dos espíritos ou a trepadeira das almas, apresentando diversas outras designações em conformidade com a região geográfica onde é produzida.

Esta bebida apresenta manifesta propriedades psicoativas, através da combinação entre do composto N, N-dimetiltriptamina (DMT) presente nas folhas de P. viridis e os alcalóides harmala e harmalina existentes na casca do caule da videira B. caapi que permitem a absorção do DMT no organismo pelo seu efeito inibidor da IMAO.

Apesar de originalmente usada por xamãs amazónicos em cerimónias e por curandeiros populares para uma variedade de queixas psicossomáticas, o interesse científico e popular pela Ayahuasca tem vindo a incrementar nas últimas décadas.





Substâncias Psicadélicas

ayahuascaAyahuascaibogaínaIbogaínaketaminaKetaminalsdLSDmdmaMDMApsilocibinaPsilocibina