Ketamina como tratamento da Anorexia Nervosa: uma revisão narrativa
20 de novembro de 2021, Nutrients
Autores: Johanna Louise Keeler, Janet Treasure, Mario F. Juruena,Carol Kan & Hubertus Himmerich
A anorexia nervosa (AN) é uma doença psiquiátrica de alta complexidade de tratamento, especialmente em casos graves e duradouros. Embora a etiologia precisa desta perturbação seja incerta, a desnutrição e a perda de peso podem contribuir para reduções na substância cinzenta e branca do cérebro, deficiências na neuroplasticidade e neurogénese e dificuldades relativamente à flexibilidade cognitiva, memória e aprendizagem.
A depressão é altamente comórbida na AN e pode ser uma barreira para a recuperação. No entanto, os antidepressivos tradicionais são muitas vezes ineficazes no alívio dos sintomas depressivos em pacientes com baixo peso e AN, havendo uma necessidade urgente de novas abordagens de tratamento para AN.
Esta revisão fornece uma visão geral conceptual para o tratamento da AN com ketamina. A ketamina tem efeitos antidepressivos rápidos, que se supõe ocorrerem através do aumento do glutamato, conduzindo também a um aumento da neuroplasticidade, neurogénese e sinaptogénese. Este artigo fornece uma visão geral do uso de ketamina para comorbidades psiquiátricas comuns de AN e discute questões específicas de segurança e efeitos adversos. São também discutidas potenciais trajetórias para desenvolver investigações futuras, assim como considerações metodológicas específicas.
No geral, parece haver existir evidência preliminar, por meio de diversos mecanismos, que justificam a exploração da ketamina como tratamento para adultos com AN.
Artigos relacionados
Avaliação dos efeitos precoces da Ketamina em vieses de atualização de crenças em pacientes com depressão resistente ao tratamento
28 de setembro de 2022 • JAMA Psychiatry • Hugo Bottemanne; Orphee Morlaas; Anne Claret; Tali Sharot; Philippe Fossati; Liane SchmidtInvestigação Clínica Moderna com LSD
27 de abril de 2017 • Neuropsychopharmacology • Matthias E Liechti