Alterações de consciência num coorte de jovens: associação entre o uso de substâncias e traços de personalidade
4 de janeiro de 2023, Frontiers Psychiatry
Autores: Marianthi Lousiana Deligianni, Joseph Studer, Gerhard Gmel, Yasser Khazaal, Nicolas Bertholet
Contexto: As alterações de consciência induzidas por substâncias (AC) foram estudadas principalmente entre utilizadores de psicadélicos, mas não entre pessoas que usam substâncias ilícitas.
Objetivos: Explorar ocorrências de três tipos diferentes de AC induzida por substância [dissolução do ego (DE), pseudo-alucinações visuais (PAV), ansiedade/paranóia (A/P)], as suas influências na vida dos indivíduos e associações entre a substância e personalidade numa amostra da população geral de homens de 25 anos de idade.
Métodos: 2.796 jovens suíços utilizadores de substâncias ao longo da vida preencheram um questionário de autorrelato incluindo histórico de uso (nunca, anterior e atual) de diferentes categorias de substâncias (psicadélicos, cocaína, psicoestimulantes, ecstasy, MDMA e outras substâncias), estados de dissolução do ego (DE), pseudo-alucinações visuais (PAV) e ansiedade/paranóia (A/P) induzida por substâncias, a influência dessas experiências na vida e traços de personalidade (tendência para procurar novas sensações, sociabilidade, ansiedade-neuroticismo e agressão-hostilidade).
Resultados: 32,2% relataram pelo menos um AC (DE, PAV ou A/P), com 20,5% a reportarem DE, 16,7% PAV e 14,6% A/P. O uso anterior e atual de psicadélicos e cetamina foi significativamente associado à ocorrência de todos os três tipos de ACs, tendo existido uma influência positiva da AC na vida. As associações entre o uso anterior e atual de outras substâncias e os diferentes tipos de AC foram menos consistentes, e as influências percebidas na vida não foram estatisticamente significativas. A sociabilidade foi negativamente associada à ocorrência dos três tipos de AC. Associações positivas foram encontradas entre ansiedade-neuroticismo e DE e A/P, entre agressão-hostilidade e A/P, e entre busca de sensação e DE e PAV.
Conclusão: Este estudo apoia o potencial dos psicadélicos para induzir ACs percebidos como benéficos para a vida das pessoas que usam substâncias ilícitas, possivelmente refletindo o mecanismo subjacente ao potencial terapêutico dos psicadélicos.
Artigos relacionados
Avaliação dos efeitos precoces da Ketamina em vieses de atualização de crenças em pacientes com depressão resistente ao tratamento
28 de setembro de 2022 • JAMA Psychiatry • Hugo Bottemanne; Orphee Morlaas; Anne Claret; Tali Sharot; Philippe Fossati; Liane SchmidtAssociação entre o uso de Psicadélicos clássicos ao longo da vida e Hipertensão Arterial no último ano
5 de maio de 2021 • Hypertension • Otto Simonsson, Peter S Hendricks, Robin Carhart-Harris, Hannes Kettner, Walter Osika