Atitudes dos especialistas em Dependências em relação aos psicadélicos: um survey nacional
7 de agosto de 2023, American Journal of Addictions
Autores: Amanda Kim, Joji Suzuki
Nos últimos anos, tem havido um crescente interesse científico e público no uso de psicadélicos para tratar transtornos de saúde mental. Embora tenha havido vários estudos anteriores avaliando as atitudes de psiquiatras e psicólogos em relação aos psicadélicos, os autores não tiveram conhecimento de nenhum que examine especificamente as opiniões de especialistas em Dependências.
Objetivo: o objetivo do estudo foi avaliar as atitudes dos especialistas em Dependências em relação ao uso terapêutico de psicadélicos.
Métodos: O estudo utilizou um survey on-line anónimo para avaliar as opiniões de 145 especialistas em Dependências em relação à promessa terapêutica, riscos potenciais e legalização de psicadélicos no tratamento de doenças psiquiátricas e perturbações por uso de substâncias. Os psicadélicos foram definidos na pesquisa como incluindo alucinógenos não serotoninérgicos, como Ketamina ou MDMA, além dos psicadélicos serotoninérgicos "clássicos".
Resultados: A maioria dos entrevistados expressou atitudes positivas em relação ao uso terapêutico de psicadélicos, mas uma minoria considerável expressou preocupação com seu potencial aditivo. A familiaridade com a literatura científica psicadélica foi o preditor positivo mais forte da crença no potencial terapêutico dos psicadélicos, enquanto a preocupação com o potencial aditivo foi o preditor negativo mais forte nesse sentido.
Discussão e conclusões: Os participantes em geral expressaram atitudes mais positivas em relação ao uso terapêutico de psicadélicos do que os autores esperavam. Tal foi também atribuído ao ritmo acelerado da investigação de psicadélicos nos últimos anos. Dada a forte influência da preocupação com o risco de dependência, um estudo futuro é necessário para explorar os resultados relacionados com essas preocupações. Estes resultados também podem representar uma oportunidade para melhorar a educação dos médicos sobre o potencial aditivo e os riscos/benefícios relativos dos psicadélicos.
Artigos relacionados
Fenomenologia e conteúdo da experiência inalada de N, N-dimetiltriptamina (N, N-DMT)
24 de maio de 2022 • Nature - Scientific Reports • David Wyndham Lawrence, Robin Carhart-Harris, Roland Griffiths & Christopher TimmermannProcessos psicoterapêuticos e neurobiológicos associados à Ayahuasca: um modelo proposto e implicações para o uso terapêutico
31 de janeiro de 2023 • Frontiers in Neuroscience • Daniel Perkins, Simon G D Ruffell, Kimberley Day, Diego Pinzon Rubiano, Jerome Sarris