SPACE PortugalTornar-se Membr@

Avaliação da experiência psicadélica subjectiva: Revisão das medidas de resultados relatados pelos pacientes na investigação clínica sobre substâncias psicadélicas clássicas

Revisão NarrativaLSDPsilocibinaAyahuasca

16 de novembro de 2023, Journal of Psychopharmacology

Autores: Oliver Rumle Hovmand, Emil Deleuran Poulsen, Sidse Arnfred

Introdução: As substâncias psicadélicas clássicas psilocibina, peyote, ayahuasca/ N, N-dimetiltriptamina e dietilamida do ácido lisérgico (LSD) podem produzir temporariamente estados alterados de consciência, caracterizados por mudanças na perceção sensorial, no pensamento, no humor e no sentido de realidade do próprio e significado. É importante dispôr de instrumentos fiáveis para quantificar estes estados alterados em ensaios, devido a uma ligação plausível entre a experiência subjetiva aguda e o resultado do tratamento.

Métodos: Realizámos uma revisão das medidas de resultados aplicadas na investigação sobre substâncias psicadélicas clássicas para avaliar uma ou mais dimensões da experiência psicadélica subjetiva aguda. Três bases de dados relevantes foram pesquisadas eletronicamente. Dois revisores conduziram independentemente a seleção de artigos e a extração de dados relativamente aos instrumentos, dimensões, geografia, população e substância psicadélica investigada nos estudos incluídos. Identificámos os cinco instrumentos mais utilizados nos últimos 6 anos, bem como os cinco instrumentos mais utilizados para cada substância psicadélica.

Resultados: Foram incluídos 93 artigos, que relataram 93 ensaios únicos e utilizaram 17 escalas de classificação diferentes. Destas, as mais utilizadas foram o Questionário dos Estados Alterados de Consciência de Cinco Dimensões, escalas visuais analógicas ou de Likert especialmente desenvolvidas para os ensaios, a Escala de Avaliação de Alucinogénios, o Questionário dos Estados de Consciência e o Abnormer Psychischer Zustand.

Discussão: Foi encontrada uma variabilidade considerável nos instrumentos utilizados nos ensaios clínicos com substâncias psicadélicas clássicas. Aconselhamos e encorajamos o desenvolvimento de um conjunto de instrumentos de medida nucleares para a investigação psicadélica, de modo a permitir comparações de estados alterados entre compostos, participantes e ambientes. Aconselhamos ainda que os instrumentos sejam concebidos para avaliar o setting de uma experiência psicadélica.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos