Contribuições diferenciais da conectividade funcional serotoninérgica e dopaminérgica para a fenomenologia do LSD
24 de março de 2022, Psychopharmacology
Autores: Timothy Lawn, Ottavia Dipasquale, Alexandros Vamvakas, Ioannis Tsougos, Mitul A. Mehta & Matthew A. Howard
O LSD é o protótipo psicadélico. Apesar de um claro papel central do receptor 5HT2a no seu mecanismo de ação, as contribuições de receptores adicionais para os quais apresenta afinidade e atividade agonista permanecem desconhecidas.
Objetivos: Foi realizada uma receptor-enriched analysis of functional connectivity (REACT) para explorar as diferenças na conectividade funcional (CF) associada às distribuições dos alvos primários do LSD - os receptores 5HT1a, 5HT1b, 5HT2a, D1 e D2.
Métodos: Foram realizadas análises secundárias de um conjunto de dados disponível abertamente (N = 15) para estimar as alterações induzidas por LSD nos circuitos de CF enriquecidos com receptores associados a esses sistemas. A análise de componentes principais foi empregue como uma estratégia de redução de dimensão para experiências subjetivas associadas ao LSD capturadas pelo questionário Altered States of Consciousness (ASC).
Resultados: Comparado ao placebo, o LSD produziu diferenças na CF quando a análise foi enriquecida com cada um dos receptores serotoninérgicos e dopaminérgicos primários. A CF enriquecida com receptores alterados mostrou relações com os efeitos subjetivos do LSD na experiência consciente, com os sistemas serotoninérgicos e dopaminérgicos sendo predominantemente associados aos efeitos perceptivos e à individualidade percebida, bem como à cognição.
Conclusões: Estes resultados exploratórios fornecem novos insights sobre a farmacologia do LSD e destacam a necessidade de investigação adicional de mecanismos não mediados pelos receptores 5HT2a.
Artigos relacionados
Avaliação dos efeitos das diferenças metodológicas nos resultados no uso de psicadélicos no tratamento de perturbações de ansiedade e depressão: uma revisão sistemática e metanálise
14 de setembro de 2021 • Journal of Psychopharmacology • Robert F Leger, Ellen M UnterwaldSegurança, tolerabilidade, farmacocinética e efeitos subjetivos de 50, 75 e 100 µg de LSD em participantes saudáveis dentro de um novo paradigma de intervenção: um estudo de Prova de Conceito
7 de março de 2022 • Journal of Psychopharmacology • Neiloufar Family, Peter S Hendricks, Luke TJ Williams, David Luke, Erwin Krediet, Emeline L Maillet, Shlomi Raz