Diminuição da ideação suicida após terapia psicadélica: uma meta-análise de dados individuais de pacientes em ensaios clínicos
18 de janeiro de 2022, The Journal of Clinical Psychiatry
Autores: Richard J Zeifman, Dengdeng Yu, Nikhita Singhal, Guan Wang, Sandeep M Nayak, Cory R Weissman
Objetivo: O suicídio representa uma preocupação de saúde global e são necessárias intervenções inovadoras que visem a sua abordagem. Embora a terapia psicadélica seja promissora para uma série de condições de saúde mental, incluindo a ideação suicida, nem todos os ensaios de terapia psicadélica publicaram resultados visando-a e nenhuma meta-análise foi publicada sobre o tema. Os autores desenvolveram a primeira meta-análise de dados sobre os efeitos dos psicadélicos na ideação suicida.
Fontes dos dados: Realizou-se uma pesquisa sistemática na MEDLINE, PsycINFO e PubMed relativa a todos os ensaios clínicos de terapia psicadélica (última pesquisa: 5 de novembro de 2020).
Seleção do estudo: Foram identificados todos os ensaios de terapia psicadélica que incluíam uma medida ou item de medida que avaliava a ideação suicida.
Extração de dados: Os dados relativos a ideação suicida foram solicitados aos autores do estudo e extraídos usando um formulário de extração de dados desenvolvido para este estudo.
Resultados: Foram identificados 8 estudos e colhidos com sucesso os dados de 7 estudos relevantes. A análise das diferenças médias padronizadas (SMDs) indicou que, em relação à baseline, a terapia psicadélica foi associada a grandes tamanhos de efeito para reduções agudas (80-240 min) e sustentadas (1 dia, 1-8 semanas e 3-4 meses) na ideação suicíida (intervalo SMD = -1,48 a -2,36; intervalo CI de 95%, -4,30 a 0,23). Aos 6 meses, o tamanho do efeito foi médio (SMD = -0,65; 95% CI, -1,14 a -0,16). Reduções na ideação suicida foram significativas em todos os momentos, exceto às 7-8 semanas. As elevações agudas e pós-agudas da ideação suicida foram raras (6,5% e 3,0%, respectivamente).
Conclusões: As limitações incluem amostras e intervenções heterogéneas, bem como tamanho limitado da amostra e número de estudos. Os resultados fornecem suporte preliminar para a segurança da terapia psicadélica e o seu efeito positivo na ideação suicida. Ensaios controlados que avaliam especificamente o efeito da terapia psicadélica no suicídio deverão ser priorizados.
Artigos relacionados
Efeitos psicológicos pós-agudos dos psicadélicos serotoninérgicos clássicos: uma revisão sistemática e meta-análise
4 de novembro de 2020 • Psychological Medicine • Simon B. Goldberg, Benjamin Shechet, Christopher R. Nicholas, Chi Wing Ng, Geetanjali Deole, Zhuofan Chen, Charles L. RaisonMeta-análise de ensaios controlados por placebo de Terapia Assistida por Psicadélicos
12 de junho de 2020 • Journal of Psychoactive Drugs • Jason B. Luoma, Christina Chwyl, Geoff J. Bathje, Alan K. Davis & Rafael Lancelotta