Efeito terapêutico do aumento na Abertura: investigando o mecanismo de ação na Psicoterapia Assistida por MDMA
21 de junho de 2017, Journal of Psychopharmacology
Autores: Mark T Wagner, Michael C Mithoefer, Ann T Mithoefer, Rebecca K MacAulay, Lisa Jerome, Berra Yazar-Klosinski, Rick Doblin
Um crescente corpo de evidência sugere que eventos traumáticos levam a mudanças persistentes de personalidade caracterizadas por aumento do neuroticismo. Relevantemente, melhorias sustentadas nos sintomas de Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT) foram encontradas em resposta à psicoterapia assistida por 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA).
Há evidências de que mudanças duradouras na característica de "Abertura" da personalidade ocorrem em resposta a psicadélicos, e que isso pode atuar potencialmente como um mecanismo terapêutico de mudança.
O presente estudo investigou se a abertura aumentada e o neuroticismo diminuído serviram como um mecanismo de mudança dentro de um estudo randomizado de psicoterapia assistida por MDMA para PSPT crónico e resistente ao tratamento.
As pontuações globais da Escala de PTSD administrada pelo clínico (CAPS) e as escalas de abertura e neuroticismo do NEO PI-R Personality Inventory (NEO) serviram como medidas de resultado.
Os resultados indicaram que as mudanças na abertura, mas não no neuroticismo, desempenharam um papel na relação entre a redução dos sintomas de PSPT e o tratamento com MDMA. Após a psicoterapia assistida por MDMA, também foram encontrados aumento da abertura e diminuição do neuroticismo ao comparar os traços de personalidade da baseline com os traços de follow-up de longo prazo. Essas descobertas preliminares sugerem que o efeito da psicoterapia assistida por MDMA se estende além da sintomatologia específica da PSPT e altera fundamentalmente a estrutura da personalidade, resultando em mudança de personalidade persistente a longo prazo. Os resultados são discutidos em termos de possíveis mecanismos de mudança psicoterapêutica.
Artigos relacionados
Terapia com Psilocibina aumenta a flexibilidade cognitiva e neuronal em pacientes com Depressão Major
8 de novembro de 2021 • Translational Psychiatry • Manoj K. Doss, Michal Považan, Monica D. Rosenberg, Nathan D. Sepeda, Alan K. Davis, Patrick H. Finan, Gwenn S. Smith, James J. Pekar, Peter B. Barker, Roland R. Griffiths & Frederick S. BarrettFollow-up a longo prazo da cessação tabágica facilitada pela Psilocibina
21 de julho de 2016 • The American Journal of Drug and Alcohol Abuse • Matthew W. Johnson, Albert Garcia-Romeu, Roland R. Griffiths