Efeito terapêutico do aumento na Abertura: investigando o mecanismo de ação na Psicoterapia Assistida por MDMA
21 de junho de 2017, Journal of Psychopharmacology
Autores: Mark T Wagner, Michael C Mithoefer, Ann T Mithoefer, Rebecca K MacAulay, Lisa Jerome, Berra Yazar-Klosinski, Rick Doblin
Um crescente corpo de evidência sugere que eventos traumáticos levam a mudanças persistentes de personalidade caracterizadas por aumento do neuroticismo. Relevantemente, melhorias sustentadas nos sintomas de Perturbação de Stresse Pós-Traumático (PSPT) foram encontradas em resposta à psicoterapia assistida por 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA).
Há evidências de que mudanças duradouras na característica de "Abertura" da personalidade ocorrem em resposta a psicadélicos, e que isso pode atuar potencialmente como um mecanismo terapêutico de mudança.
O presente estudo investigou se a abertura aumentada e o neuroticismo diminuído serviram como um mecanismo de mudança dentro de um estudo randomizado de psicoterapia assistida por MDMA para PSPT crónico e resistente ao tratamento.
As pontuações globais da Escala de PTSD administrada pelo clínico (CAPS) e as escalas de abertura e neuroticismo do NEO PI-R Personality Inventory (NEO) serviram como medidas de resultado.
Os resultados indicaram que as mudanças na abertura, mas não no neuroticismo, desempenharam um papel na relação entre a redução dos sintomas de PSPT e o tratamento com MDMA. Após a psicoterapia assistida por MDMA, também foram encontrados aumento da abertura e diminuição do neuroticismo ao comparar os traços de personalidade da baseline com os traços de follow-up de longo prazo. Essas descobertas preliminares sugerem que o efeito da psicoterapia assistida por MDMA se estende além da sintomatologia específica da PSPT e altera fundamentalmente a estrutura da personalidade, resultando em mudança de personalidade persistente a longo prazo. Os resultados são discutidos em termos de possíveis mecanismos de mudança psicoterapêutica.
Artigos relacionados
Ketamina versus ECT para depressão major não psicótica resistente ao tratamento
24 de maio de 2023 • New England Journal of Medicine • Amit Anand, Sanjay J. Mathew, Gerard Sanacora, James W. Murrough, Fernando S. Goes, Murat Altinay, Amy S. Aloysi., Ali A. Asghar-Ali, Brian S. Barnett, Lee C. Chang, Katherine A. Collins, Sara CostiEstudo exploratório controlado dos efeitos supressores da Enxaqueca pela Psilocibina
12 de novembro de 2020 • Neurotherapeutics • Emmanuelle A. D. Schindler, R. Andrew Sewell, Christopher H. Gottschalk, Christina Luddy, L. Taylor Flynn, Hayley Lindsey, Brian P. Pittman, Nicholas V. Cozzi & Deepak C. D’Souza