Experiências de tipo místico provocadas pela Psilocibina: efeitos imediatos e persistentes relacionados com a dose
15 de junho de 2011, Psychopharmacology
Autores: Roland R. Griffiths, Matthew W. Johnson, William A. Richards, Brian D. Richards, Una McCann & Robert Jesse
Este estudo dose-efeito estende observações anteriores mostrando que a psilocibina pode gerar experiências do tipo místico, apresentando efeitos positivos persistentes sobre atitudes, humor, e comportamento.
Objectivos: Este estudo duplo-cego avaliou a psilocibina (0, 5, 10, 20, 30 mg/70 kg, p.o.) administrada em condições de apoio.
Métodos: Os participantes eram 18 adultos (17 hallucinogennaïve). Foram conduzidas cinco sessões de 8 horas individualmente para cada participante, com intervalos de 1 mês. Os participantes foram aleatorizados para receber as quatro doses activas em ordem ascendente ou descendente (nove participantes cada). O placebo foi agendado de forma quase ritual. Durante as sessões, os voluntários usaram óculos de protecção e foram instruídos a dirigir a sua atenção para dentro. Os voluntários preencheram questionários de avaliação de efeitos imediatamente após e 1 mês após cada sessão, e a 14 meses de follow-up.
Resultados: A psilocibina produziu efeitos perceptuais e subjectivos agudos incluindo, a 20 e/ou 30 mg/70 kg, ansiedade/medo extremo (39% dos voluntários) e/ou experiência de tipo místico (72% dos voluntários). Um mês após as sessões nas duas doses mais elevadas, os voluntários classificaram a experiência de psilocibina como tendo um significado pessoal e espiritual substancial, e atribuíram à experiência mudanças positivas sustentadas em atitudes, humor e comportamento, com a sequência de dose ascendente a mostrar maiores efeitos positivos. Aos 14 meses, as classificações não foram reduzidas e foram consistentes com as alterações classificadas por observadores da comunidade. Tanto os efeitos agudos como os persistentes da psilocibina eram geralmente uma função monotónica de aumento da dose, com a dose mais baixa a mostrar efeitos significativos.
Conclusões: Sob condições de apoio, 20 e 30 mg/ 70 kg de psilocibina geraram experiências de tipo místico com efeitos positivos persistentes sobre atitudes, humor, e comportamento.
Artigos relacionados
Psilocibina sintética em dose única com psicoterapia para episódios depressivos Major na doença bipolar tipo II resistentes ao tratamento
6 de dezembro de 2023 • undefined • Scott T. Aaronson; Andrew van der Vaart; Tammy Miller; Jeffrey LaPratt; Kimberly Swartz; Audrey Shoultz; Margo Lauterbach; Harold A. Sackeim; Trisha SuppesFollow-up a longo prazo de Psicoterapia Assistida por Psilocibina no tratamento de sofrimento psiquiátrico e existencial em pacientes com doença oncológica com baixa sobrevida
9 de janeiro de 2020 • Journal of Psychopharmacology • Gabrielle I Agin-Liebes, Tara Malone, Matthew M Yalch, Sarah E Mennenga, K Linnae Ponté, Jeffrey Guss, Anthony P Bossis, Jim Grigsby, Stacy Fischer, Stephen Ross