SPACE PortugalTornar-se Membr@

Evidência preliminar da importância da relação terapêutica na psicoterapia assistida por MDMA para a perturbação de stress pós-traumático

MDMA

4 de janeiro de 2024, European Journal of Psychotraumatology

Autores: Richard J. Zeifman,Hannes Kettner,Stephen Ross,Brandon Weiss,Michael C. Mithoefer,Ann T. Mithoefer & Anne C. Wagner

Introdução: A psicoterapia assistida por MDMA (MDMA-AP) é uma intervenção psicoterapêutica e farmacológica combinada que se revela promissora no tratamento da perturbação de stress pós-traumático (PTSD). Embora a relação terapêutica tenha sido estabelecida como um preditor chave em todas as psicoterapias e seja enfatizada nos manuais de tratamento com MDMA-AP, a literatura ainda não examinou a relação entre a relação terapêutica e os resultados do tratamento com MDMA-AP.

Objetivo: Examinar se a relação terapêutica prevê mudanças nos sintomas de PTSD após MDMA-AP. Metodologia: Vinte e três indivíduos com PTSD crónica participaram num ensaio clínico com MDMA-AP que incluiu uma fase aleatorizada (MDMA vs. placebo) e uma fase open-label. A presente análise centrou-se nos participantes a quem foi administrado MDMA ao longo das fases aleatorizadas e open label (n = 22). A relação terapêutica foi avaliada através do Working Alliance Inventory nas sessões iniciais e nas sessões 4 e 9. Os sintomas de PTSD foram avaliados utilizando a Clinician Administered PTSD Scale e a Impact of Events Scale-Revised.

Resultados: A relação terapêutica nas sessões 4 e 9 (mas não na linha de base) previu significativamente a gravidade da PTSD pós-MDMA-AP avaliada pelo clínico. Controlando a gravidade da PTSD auto-relatada na linha de base, a relação terapêutica na linha de base (embora esta não tenha sobrevivido à correção para comparações múltiplas) e nas sessões 4 e 9 previu a gravidade da PTSD auto-relatada pós-MDMA-AP.

Conclusões: Os presentes resultados fornecem a primeira evidência preliminar para a assoicação entre a relação terapêutica e os resultados do tratamento com MDMA-AP para PTSD. Estes resultados realçam o papel importante da psicoterapia e dos factores psicoterapêuticos comuns, no âmbito do MDMA-AP. A replicação em estudos com amostras clínicas maiores e mais diversificadas continua a ser necessária.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos