SPACE PortugalTornar-se Membr@

Eficácia e segurança da Psicoterapia Assistida por Psilocibina para Depressão Major: follow-up prospetivo de 12 meses

PsilocibinaEnsaio Clínico

15 de fevereiro de 2022, Journal of Psychopharmacology

Autores: Natalie Gukasyan, Alan K Davis, Frederick S Barrett, Mary P Cosimano, Nathan D Sepeda, Matthew W Johnson, Roland R Griffiths

Dados preliminares sugerem que a Psicoterapia Assistida por Psilocibina produz efeitos antidepressivos substanciais e rápidos em pacientes com perturbação depressiva major (DM), mas pouco se sabe sobre os resultados a longo prazo.

Objetivos: Este estudo procurou examinar a eficácia e segurança da psilocibina por 12 meses em participantes com DM moderada a grave que receberam psilocibina.

Métodos: Este estudo randomizado e controlado envolveu 27 pacientes com idades entre 21 e 75 anos com depressão unipolar moderada a grave (GRID-Hamilton Depression Rating Scale (GRID-HAMD) ⩾ 17). Os participantes foram randomizados para uma condição de tratamento imediato ou tardio (8 semanas) na qual receberam duas doses de psilocibina com psicoterapia de suporte. 24 participantes completaram as duas sessões de psilocibina e foram acompanhados por 12 meses após a segunda dose.

Resultados: Todos os 24 participantes compareceram a todas as visitas de acompanhamento durante o período de 12 meses. Verificaram-se grandes diminuições face à baseline nas pontuações GRID-HAMD observadas aos 1, 3, 6 e 12 meses de acompanhamento (Cohen d = 2,3, 2,0, 2,6 e 2,4, respetivamente). A resposta ao tratamento (redução de ⩾50% na pontuação GRID-HAMD face à baseline) e a remissão dos sintomas foram de 75% e 58%, respetivamente, em 12 meses. Não foram registados eventos adversos graves relacionados à psilocibina no período de follow-up a longo prazo, e nenhum participante relatou uso de psilocibina fora do contexto do estudo. As classificações dos participantes de significado pessoal, experiência espiritual e experiência mística após as sessões previram aumento do bem-estar a 12 meses, mas não previram melhoria na depressão.

Conclusões:Estes resultados demonstram que os efeitos antidepressivos substanciais da Psicoterapia Assistida por Psilocibina podem durar pelo menos 12 meses após a intervenção aguda em alguns pacientes.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos