O potencial papel da psilocibina na recuperação de lesões cerebrais traumáticas: uma revisão narrativa
26 de maio de 2025, Brain Sciences
Autores: Charles Palmer, Ally T Ferber, Brian D Greenwald
Esta revisão narrativa explora o potencial uso da psilocibina como agente terapêutico em pacientes com lesão cerebral traumática (LCT).
Métodos: Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados PubMed, ScienceDirect e Cochrane para identificar informações sobre os efeitos da psilocibina. Também foram analisados artigos nos quais a psilocibina foi utilizada em pacientes com LCT. Foram incluídos artigos publicados entre 2000 e 2025.
Resultados: Um total de 29 artigos cumpriu os critérios iniciais de inclusão. Adicionalmente, 13 artigos foram obtidos a partir de listas de referências e mais 3 artigos sobre a legalidade da psilocibina foram incluídos com base em websites públicos.
Conclusões: O uso assistido de psilocibina pode oferecer benefícios no contexto da LCT, ao reduzir a inflamação, promover a neuroplasticidade e a neuroregeneração, e aliviar distúrbios do humor associados. Resultados positivos em áreas correlatas, como o tratamento da depressão e da dependência, reforçam a necessidade de ensaios clínicos mais abrangentes sobre o papel da psilocibina na recuperação da LCT.