SPACE PortugalTornar-se [email protected]

Psilocibina pode ocasionar experiências do tipo místico com significado pessoal substancial e sustentado e com significado espiritual

PsilocibinaEnsaio Clínico

7 de julho de 2006, Psychopharmacology

Autores: R. R. Griffiths, W. A. Richards, U. McCann & R. Jesse

Embora a psilocibina seja usada há séculos para fins religiosos, pouco se sabe cientificamente sobre seus efeitos agudos e persistentes.

Objetivos: Este estudo duplo-cego avaliou os efeitos psicológicos agudos e de longo prazo de uma alta dose de psilocibina em relação a um composto de comparação administrado em condições confortáveis ​​e de suporte.

Materiais e Métodos: Os participantes eram adultos sem uso prévio de psicadélicos que relataram participação regular em atividades religiosas ou espirituais. Duas ou três sessões foram realizadas em intervalos de 2 meses. Trinta voluntários receberam por via oral psilocibina (30 mg/70 kg) e cloridrato de metilfenidato (40 mg/70 kg) em ordem contrabalançada. Para ocultar o desenho do estudo, seis voluntários adicionais receberam metilfenidato nas duas primeiras sessões e psilocibina de forma não ocultada numa terceira sessão. As sessões de 8 horas foram realizadas individualmente. Os voluntários foram encorajados a fechar os olhos e direcionar a sua atenção para o seu interior. Foi monitorizado o comportamento dos voluntários durante as sessões. Os voluntários preencheram questionários avaliando os efeitos das substâncias e a experiência mística imediatamente após e 2 meses após as sessões. Outros observadores da comunidade avaliaram as mudanças nas atitudes e no comportamento dos voluntários.

Resultados: A psilocibina produziu uma série de mudanças perceptivas agudas, experiências subjetivas e humores lábeis, incluindo ansiedade. A psilocibina também aumentou as medidas de experiência mística. Aos 2 meses, os voluntários classificaram a experiência com psilocibina como tendo significado pessoal substancial e significado espiritual e atribuíram à experiência mudanças positivas sustentadas nas atitudes e no comportamento consistentes com as mudanças avaliadas pelos observadores da comunidade.

Conclusões: Quando administrada sob condições de suporte, a psilocibina ocasionou experiências semelhantes às experiências místicas que ocorrem espontaneamente. A capacidade de ocasionar tais experiências prospectivamente permitirá investigações científicas rigorosas das suas causas e consequências.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos