SPACE PortugalTornar-se Membr@

Resultados do tratamento com Ibogaína para Dependência de Opióides de um estudo observacional de follow-up de 12 meses

IbogaínaEstudo Observacional

12 de abril de 2017, The American Journal of Drug and Alcohol Abuse

Autores: Geoffrey E. Noller, Chris M. Frampton & Berra Yazar-Klosinski

O alcalóide indólico psicoativo ibogaína tem sido associado a resultados encorajadores no tratamento para dependência de opióides. O status legal da ibogaína na Nova Zelândia oferece uma oportunidade única para avaliar a durabilidade dos resultados do tratamento.

Objetivo: Examinar os efeitos do tratamento longitudinal durante um período de 12 meses entre indivíduos que receberam tratamento com ibogaína para dependência de opióides.

Método: Este estudo observacional avaliou a gravidade da adição como outcome primário em 14 participantes (50% do sexo feminino) ao longo de 12 meses após o tratamento utilizando o Addiction Severity Index-Lite (ASI-Lite) após um único tratamento com ibogaína. Os outcomes secundários sobre a depressão foram avaliados por meio do Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II). A Escala Subjetiva de Abstinência de Opióides (SOWS) foi colhida antes e imediatamente após o tratamento para avaliar os sintomas de abstinência de opióides.

Resultados: Comparações não paramétricas por meio do Teste de Friedman entre a baseline e o follow-up de 12 meses para os participantes que completaram todas as entrevistas (n = 8) mostraram uma redução significativa para o score ASI-Lite (p = 0,002). As reduções nos scores do BDI-II desde o início até ao follow-up de 12 meses também foram significativas (p < 0,001). Reduções significativas nos scores SOWS para todos os participantes (n = 14) também foram observadas agudamente após o tratamento (p = 0,015). Um paciente inscrito no estudo morreu durante o tratamento.

Conclusão: Um único tratamento com ibogaína reduziu os sintomas de abstinência de opióides e alcançou a cessação de opióides ou o seu uso reduzido sustentado em indivíduos com dependência, medido ao longo de 12 meses. A disponibilização legal da ibogaína na Nova Zelândia pode oferecer melhores oportunidades de investigação, onde a legislação apoia os facilitadores deste tratamento a trabalhar em estreita colaboração com outros profissionais de saúde.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos