Sinestesia psicadélica: evidência sobre o papel serotoninérgico na sinestesia
1 de janeiro de 2012, Seeing and Perceiving
Autores: David Luke, Devin Terhune, Ross Friday
A neurobiologia da sinestesia tem vindo a receber atenção crescente na procura de insights sobre a consciência, como o “The Binding Problem”. Uma forma de descodificar os mecanismos neurocognitivos subjacentes a esse fenómeno é investigar a indução de sinestesia por meio de agentes neuroquímicos, como comumente ocorre com as substâncias psicadélicas. A forma como a sinestesia é afetada por estas substâncias também pode ajudar a clarificar os mecanismos neuronais subjacentes a essa condição.
Para responder a estas questões, os autores utilizaram uma amostra de usuários de drogas recreativas quanto à prevalência, tipo e frequência de sinestesia sob a influência de psicadélicos e outras substâncias psicoativas.
Os resultados indicam que a sinestesia é frequentemente experienciada após o consumo de agonistas serotoninérgicos, como LSD e psilocibina. Estes resultados mostram a implicação do sistema serotoninérgico na experiência da sinestesia.
Artigos relacionados
Avaliação dos efeitos precoces da Ketamina em vieses de atualização de crenças em pacientes com depressão resistente ao tratamento
28 de setembro de 2022 • JAMA Psychiatry • Hugo Bottemanne; Orphee Morlaas; Anne Claret; Tali Sharot; Philippe Fossati; Liane SchmidtMicrodosagem psicadélica, atenção plena e ansiedade: um estudo de mediação transversal
12 de junho de 2022 • Journal of Psychoactive Drugs • Vincent Hartong, Arnold van Emmerik
