Terapia assistida por psilocibina melhora o bem-estar psico-socio-espiritual em pacientes com doença oncológica
10 de dezembro de 2022, Journal of Affective Disorders
Autores: Sarah Shnayder, RezvanAmeli, Ninet Sinaii, AnnBerger, Manish Agrawal
Embora tenha sido demonstrado que os psicadélicos melhoram o bem-estar psicoespiritual, os elementos subjacentes a essa mudança não estão bem caracterizados. O NIH-HEALS postula que a mudança psico-socio-espiritual ocorre através dos fatores de Conexão, Reflexão e Introspeção e Confiança e Aceitação. Este estudo teve como objetivo avaliar as mudanças nas pontuações do NIH-HEALS em uma população de doença oncológica com perturbação depressiva major submetida a terapia assistida por psilocibina.
Métodos: Neste estudo aberto de Fase II, de centro único, 30 pacientes com doença oncológica com perturbação depressiva major receberam uma dose fixa de 25 mg de psilocibina. Os participantes passaram por sessões de preparação em grupo, tratamento simultâneo com psilocibina administrado em salas adjacentes e sessões de integração em grupo, juntamente com atendimento individual. O NIH-HEALS, uma questionário auto-administrado de 35 itens de cura espiritual psicossocial foi feito na baseline e pós-tratamento no dia 1, semana 1, semana 3 e semana 8 após a terapia com psilocibina.
Resultados: As pontuações do NIH-HEALS, representando o bem-estar psico-socio-espiritual, melhoraram em resposta ao tratamento com psilocibina (p < 0,001). Todos os três fatores do NIH-HEALS (Conexão, Reflexão e Introspeção e Confiança e Aceitação) demonstraram uma variação positiva de 12,7%, 7,7% e 22,4%, respetivamente. Esses efeitos foram aparentes em todos os momentos do estudo e foram mantidos até o último intervalo do estudo em 8 semanas (p < 0,001).
Limitações: O estudo carece de um grupo de controlo, depende de uma medida de autorrelato e usa um tamanho de amostra relativamente pequeno com diversidade limitada que restringe a sua generalização.
Conclusões: Os resultados sugerem que a terapia assistida por psilocibina facilita o crescimento psico-socio-espiritual medido pelo NIH-HEALS e os seus três fatores. Tal apoia os fatores de Conexão, Reflexão e Introspeção e Confiança e Aceitação como elementos subjacentes para a cura psicossocial-espiritual em pacientes com doença oncológica e valida o uso do NIH-HEALS na investigação psicadélica.
Artigos relacionados
Psicoterapia assistida por MDMA para PSPT grave: um estudo de fase 3 randomizado, duplo-cego e controlado por placebo
10 de maio de 2021 • Nature Medicine • Jennifer M. Mitchell, Michael Bogenschutz, Alia Lilienstein, Charlotte Harrison, Sarah Kleiman, Kelly Parker-Guilbert, Marcela Ot’alora G., Wael Garas, Casey Paleos, Ingmar Gorman, Christopher Nicholas, Michael Mithoefer, Shannon Carlin, Bruce Poulter, Ann Mithoefer, Sylvestre Quevedo, Gregory Wells, Sukhpreet S. Klaire, Bessel van der Kolk, Keren Tzarfaty, Revital Amiaz, Ray Worthy, Scott Shannon, Joshua D. Woolley, Cole Marta, Yevgeniy Gelfand, Emma Hapke, Simon Amar, Yair Wallach, Randall Brown, Scott Hamilton, Julie B. Wang, Allison Coker, Rebecca Matthews, Alberdina de Boer, Berra Yazar-Klosinski, Amy Emerson & Rick DoblinAnálise da Terapia Assistida por Psilocibina na medicina: uma revisão narrativa
5 de fevereiro de 2022 • Cureus • Shawn Ziff, Benjamin Stern, Gregory Lewis, Maliha Majeed, Vasavi Rakesh Gorantla