SPACE PortugalTornar-se Membr@

Toxicidade serotoninérgica de psicadélicos serotoninérgicos

Revisão Narrativa

12 de julho de 2021, Psychopharmacology

Autores: Benjamin Malcolm & Kelan Thomas

Nos últimos anos, substâncias psicadélicas com mecanismos serotoninérgicos têm vindo a acumular evidência substancial de que podem fornecer benefícios terapêuticos para pessoas que sofrem de doenças psiquiátricas. Geralmente, as doenças para os quais os psicadélicos têm vindo a ser utilizados em ensaios clínicos são tratadas com fármacos serotoninérgicos como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) como o padrão atual de tratamento, por isso é importante avaliar os riscos potenciais de interações medicamentosas e toxicidade serotoninérgica (ST) entre esses agentes.

Objetivos: Uma avaliação crítica da literatura científica é necessária para delinear os riscos de ST ao combinar psicadélicos com as diferentes opções farmacológicas serotoninérgicas disponíveis. Este artigo de revisão descreve os sinais e sintomas da ST, caracteriza os mecanismos de risco da ST, resume o que se sabe sobre as interações medicamentosas psicadélicas serotoninérgicas e descreve as possíveis estratégias de gestão.

Resultados: A ST verdadeira ocorre tipicamente com uma sobredosagem de fármacos serotoninérgicos ou em combinações nas quais uma droga que pode aumentar a serotonina intrassináptica é combinada com um inibidor da monoaminoxidase (IMAO). Os psicotrópicos serotoninérgicos que não contêm IMAOs são de baixo risco em combinação com psicadélicos que também não contêm IMAOs. Os sinais e sintomas que requerem atenção médica imediata incluem mioclonia, sinais vitais extremos e flutuantes, agitação ou estado mental comatoso, rigidez muscular, hipertermia pronunciada (febre) e/ou atividade convulsiva.

Conclusões: As reações adversas relacionadas à serotonina existem ao longo de um espectro, sendo a síndrome serotoninérgica as manifestações mais graves da ST. Devido aos vários mecanismos serotoninérgicos dos psicadélicos e psicotrópicos, com diferentes propensões para aumentar a serotonina intrassináptica, algumas combinações podem apresentar um risco significativo de toxicidade serotoninérgica (TS), enquanto outras são provavelmente benignas.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos