SPACE PortugalTornar-se Membr@

Um estudo controlado por placebo dos efeitos da Ayahuasca, set e setting na saúde mental de participantes em retiros de grupo de Ayahuasca

AyahuascaEstudo Observacional

10 de março de 2021, Psychopharmacology

Autores: Uthaug MV, Mason NL, Toennes SW, Reckweg JT, de Sousa Fernandes Perna EB, Kuypers KPC, van Oorsouw K, Riba J, Ramaekers JG

A Ayahuasca é uma mistura de plantas contendo N,N-dimetiltriptamina (DMT) e certos alcalóides β-carbolínicos da América do Sul. Estudos anteriores em ambientes naturalistas sugeriram que a ingestão de Ayahuasca pode melhorar a saúde mental e o bem-estar; no entanto, esses estudos não foram controlados por placebo e não controlaram a possibilidade de viés de expectativa.

Este estudo observacional naturalista foi projetado para avaliar se as mudanças na saúde mental foram produzidas pela Ayahuasca ou pelo set e setting. Foram feitas avaliações pré e pós-sessões de Ayahuasca em 30 participantes experientes de retiros de ayahuasca realizados na Holanda, Espanha e Alemanha. Os participantes consumiram Ayahuasca (N = 14) ou placebo (N = 16).

A análise revelou um efeito principal nos sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Em comparação com a baseline, os sintomas diminuiram em ambos os grupos após a cerimónia, independentemente do tratamento. Houve uma interação tratamento principal x tempo na empatia emocional implícita, indicando que a Ayahuasca aumentou a empatia emocional a estímulos negativos.

Os resultados atuais sugerem que as melhorias na saúde mental dos participantes de cerimónias de Ayahuasca podem ser impulsionadas por fatores não farmacológicos que constituem uma resposta placebo, mas também por fatores farmacológicos relacionados com o uso da Ayahuasca. Estes resultados enfatizam a importância de ensaios clínicos controlados por placebo na investigação psicadélica e a necessidade de explorar ainda mais a contribuição de fatores não farmacológicos para a experiência psicadélica.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos