SPACE PortugalTornar-se Membr@

Uso recreativo de Psicadélicos está associado a traços de personalidade de Abertura elevados: exploração de associações com marcadores de Serotonina no cérebro

MDMAEstudo Observacional

28 de fevereiro de 2019, Journal of Psychopharmacology

Autores: David Erritzoe, James Smith, Patrick M Fisher, Robin Carhart-Harris, Vibe G Frokjaer, Gitte M Knudsen

Estudos recentes têm vindo a revelar benefícios terapêuticos das substâncias psicadélicas para uma variedade de condições de saúde mental. A compreensão de como administrações únicas podem induzir efeitos duradouros, em geral, ainda estão em falta. No entanto, estudos recentes em populações saudáveis ​​e clínicas sugerem um papel importante referente às mudanças na Personalidade.

Objetivo: Avaliar associações (transversais) entre o uso recreativo de psicadélicos e 3,4-metileno-dioximetanfetamina (MDMA) e (a) medidas de personalidade e (b) marcadores-chave de sinalização serotoninérgica cerebral (transportador de serotonina e ligação ao receptor de serotonina-2A).

Métodos: Numa população de 10 usuários recreativos que preferem uso de psicadélicos clássicos, 14 usuários que preferem MDMA e 21 controlos que não usam estas substâncias, a personalidade foi avaliada usando o instrumento "big five" Revised NEO Personality Inventory (NEO-PI-R). Os potenciais de ligação do transportador de serotonina e do receptor de serotonina-2A foram quantificados usando PET, [11C]DASB e [18F]altanserina, respetivamente.

Resultados: Dos cinco traços NEO-PI-R, apenas a Abertura diferiu entre os três grupos; usuários recreativos que preferem psicadélicos mostraram maior abertura quando comparados com usuários e controlos que preferem MDMA. As pontuações de abertura à experiência foram positivamente associadas ao número de exposições a substâncias psicadélicas ao longo da vida, e entre todos os usuários recreativos que preferem MDMA / usuários recreativos que preferem psicodélicos, a ligação do transportador de serotonina frontal – mas não a ligação do receptor de serotonina-2A frontal – foi positivamente associada à abertura para experiência.

Conclusão: Estes resultados suportam evidências crescentes de uma associação positiva entre experiências psicadélicas e abertura à experiência. Uma modulação da personalidade induzida por experiências psicadélicas pode ter importantes implicações terapêuticas por meio do seu impacto nos sistemas de valores das pessoas, na flexibilidade cognitiva e no comportamento individual e social.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos