SPACE PortugalTornar-se Membr@
SPACE celebra o lançamento do livro “Psicadélicos em Saúde Mental”

SPACE celebra o lançamento do livro “Psicadélicos em Saúde Mental”

9 de maio de 2023 3 minutos de leitura

  • SPACE
  • Psicadélicos
  • Psiquiatria

“É uma sensação de amigos,

De retorno,

De recordar que sempre cá estive,

De voltar a casa.

É como se partes de mim me aceitassem

De braços abertos

A regressar.”

Foram estas as primeiras palavras que o declamador Gabriel Pepe proferiu ao dar corpo ao relato de uma experiência de uma doente recentemente tratada com Terapia Assistida por um psicadélico glutamatérgico em Portugal.

Foi no passado sábado, 6 de maio, que a SPACE organizou o evento de lançamento do recém-editado manual científico “Psicadélicos em Saúde Mental”. Já disponível nas várias livrarias (FNAC, Bertrand e Almedina), é uma nova ferramenta útil quer para clínicos, investigadores como para o público em geral, e que lhes permite navegar pelos principais conceitos e particularidades que caraterizam a Psicoterapia Assistida por Psicadélicos.

A plateia presente devolveu toda a atenção e interesse no tema ao longo da tarde, mostrando-se atenta e participativa à discussão que ali estavam a escutar.

Pelas 16h30, aos coordenadores da obra e co-fundadores da SPACE, Inês Carmo Figueiredo, Mafalda Corvacho e Pedro Mota, juntaram-se no palco a Professora Maria Luísa Figueira (Professora Jubilada de Psiquiatria, prefaciadora do livro e elemento do conselho científico da SPACE) e Ana Gaspar, em representação da editora LIDEL, para iniciar o evento com uma breve apresentação da obra.

Seguiu-se um fórum de discussão, moderado pelo advogado João Taborda da Gama, que contou com as intervenções de quatro clínicos pioneiros na implementação da Psicoterapia Assistida por Psicadélicos em Portugal, tanto em contexto clínico como de investigação. Maria João Matos Silva, Pedro Castro Rodrigues, João da Fonseca e João Costa Ribeiro alimentaram o debate por mais de 2 horas, no qual foi evidente a curiosidade despertada no público presente. Temas como eficácia, segurança e acessibilidade do tratamento; desafios da sua implementação ou o seu enquadramento perante uma atual “crise de Saúde Mental” foram escrutinados por cada um deles, numa partilha de informação contínua que se prolongou – de forma mais informal – pelo jantar e convívio que se seguiu, não sem antes Inês Afflalo apresentar mais uma extraordinária performance de dança.

A presença de mais de 150 pessoas e a atmosfera vivida neste que foi o primeiro evento presencial da SPACE servirá, certamente, de mote para que a SPACE desenvolva novas iniciativas que promovam uma discussão cada vez mais alargada sobre o tema.

Um agradecimento a tod@s os que nos têm acompanhado e que tornam tudo isto possível e tão rico. Fiquem atent@s aos próximos eventos e até uma próxima!



SPACE
SPACE

Mais posts

O passado, presente e futuro do uso de um psicadélicos glutamatérgico para tratar a depressão
  • Pedro Mota
  • Psiquiatria
10 minutos de leitura

O passado, presente e futuro do uso de um psicadélicos glutamatérgico para tratar a depressão

Esta é a tradução de um artigo publicado na Smithsonian Megazine que retrata a atual realidade norte-americana e que diz respeito a 2 forma...

O próximo grande tratamento das Dependências
  • Pedro Mota
  • Perturbações Aditivas & Dependências
9 minutos de leitura

O próximo grande tratamento das Dependências

Várias substâncias psicadélicas têm vindo a ser apresentadas como tratamentos eficazes para o abuso de drogas e de álcool. Porém, a psiloci...

Ver todos os posts