Análise do Questionário de Experiência Mística: um estudo de experiências realizadas com Psilocibina
1 de janeiro de 2012, Journal for the Scientific Study of Religion
Autores: MacLean, Katherine A., Leoutsakos, Jeannie‐Marie S., Johnson, Matthew W., Griffiths, Roland R.
Um grande conjunto de provas históricas descreve o uso de compostos alucinógenos, como os cogumelos contendo psilocibina, para fins religiosos. Porém, poucos estudos científicos têm tentado medir ou caracterizar as experiências espirituais provocadas por esta substância.
O presente estudo analisou a estrutura de fatores do Questionário de Experiência Mística (MEQ), uma medida de auto-relato que tem sido utilizada para avaliar os efeitos dos alucinógenos em estudos laboratoriais. Os participantes (N = 1,602) completaram o 43-item MEQ em referência a uma experiência mística ou profunda que tenham tido após a ingestão de psilocibina. A análise do factor exploratório do MEQ reteve 30 itens e revelou uma estrutura de quatro factores cobrindo as dimensões da experiência mística clássica: unidade, qualidade noética, sacralidade (F1); humor positivo (F2); transcendência do tempo/espaço (F3); e inefabilidade (F4). As pontuações do fator MEQ mostraram boa fiabilidade interna e correlacionadas com a Hood Mysticism Scale, indicando uma validade convergente. Os participantes que aprovaram ter tido uma experiência mística na psilocibina, em comparação com os que não o fizeram, tiveram pontuações de fatores significativamente mais elevados.
A estrutura de quatro fatores foi confirmada numa segunda amostra (N = 440) e demonstrou um ajuste superior em comparação com modelos alternativos. Os resultados fornecem provas iniciais da validade, fiabilidade e estrutura de factores de uma escala de 30 itens para medir experiências místicas únicas, com alucinógenos, que podem ser uma ferramenta útil no estudo científico do misticismo.
Artigos relacionados
Follow-up a longo prazo da cessação tabágica facilitada pela Psilocibina
21 de julho de 2016 • The American Journal of Drug and Alcohol Abuse • Matthew W. Johnson, Albert Garcia-Romeu, Roland R. GriffithsPoderá a Psilocibina ser administrada com segurança sob supervisão médica? Uma revisão sistemática da notificação de eventos adversos em ensaios clínicos
16 de março de 2022 • Drug Science, Policy and Law • Jeremy Roscoe, Olivia Lozy