SPACE PortugalTornar-se Membr@

Análise do Questionário de Experiência Mística: um estudo de experiências realizadas com Psilocibina

PsilocibinaEstudo Observacional

1 de janeiro de 2012, Journal for the Scientific Study of Religion

Autores: MacLean, Katherine A., Leoutsakos, Jeannie‐Marie S., Johnson, Matthew W., Griffiths, Roland R.

Um grande conjunto de provas históricas descreve o uso de compostos alucinógenos, como os cogumelos contendo psilocibina, para fins religiosos. Porém, poucos estudos científicos têm tentado medir ou caracterizar as experiências espirituais provocadas por esta substância.

O presente estudo analisou a estrutura de fatores do Questionário de Experiência Mística (MEQ), uma medida de auto-relato que tem sido utilizada para avaliar os efeitos dos alucinógenos em estudos laboratoriais. Os participantes (N = 1,602) completaram o 43-item MEQ em referência a uma experiência mística ou profunda que tenham tido após a ingestão de psilocibina. A análise do factor exploratório do MEQ reteve 30 itens e revelou uma estrutura de quatro factores cobrindo as dimensões da experiência mística clássica: unidade, qualidade noética, sacralidade (F1); humor positivo (F2); transcendência do tempo/espaço (F3); e inefabilidade (F4). As pontuações do fator MEQ mostraram boa fiabilidade interna e correlacionadas com a Hood Mysticism Scale, indicando uma validade convergente. Os participantes que aprovaram ter tido uma experiência mística na psilocibina, em comparação com os que não o fizeram, tiveram pontuações de fatores significativamente mais elevados.

A estrutura de quatro fatores foi confirmada numa segunda amostra (N = 440) e demonstrou um ajuste superior em comparação com modelos alternativos. Os resultados fornecem provas iniciais da validade, fiabilidade e estrutura de factores de uma escala de 30 itens para medir experiências místicas únicas, com alucinógenos, que podem ser uma ferramenta útil no estudo científico do misticismo.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos