Compreensão atual sobre a psilocibina para perturação depressiva major: uma revisão com foco em ensaios clínicos
31 de maio de 2024, Clinical Psychopharmacology and Neuroscience
Autores: Sheng-Min Wang, Sunghwan Kim, Won-Seok Choi, Hyun Kook Lim, Young Sup Woo, Chi-Un Pae, Won-Myong Bahk
Estudos anteriores sugeriram a eficácia da psilocibina no campo da saúde mental. A FDA designou a psilocibina como uma “terapia inovadora” para o tratamento da depressão resistente ao tratamento (TRD) em 2018.
Este artigo forneceu uma revisão do papel potencial da psilocibina no tratamento da depressão, concentrando-se em ensaios clínicos publicados. Estudos mostraram que a psilocibina, um agonista dos receptores 5-HT2A, manifesta efeitos antidepressivos e ansiolíticos ao aumentar a transmissão do glutamato, reduzir a inflamação cerebral e diminuir a atividade da rede no modo padrão. Em termos de ensaios clínicos, foram encontrados onze estudos (seis ensaios clínicos abertos e cinco ensaios clínicos randomizados duplo-cegos [DB-RCTs]) que exploram o impacto da psilocibina na depressão. Entre os estudos abertos, um estudo piloto em pacientes com TRD demonstrou reduções significativas nos sintomas depressivos após duas sessões de psilocibina. A psilocibina também melhorou o viés cognitivo associado à depressão. Estudos de extensão confirmaram melhorias sustentadas e altas taxas de remissão. Entre cinco DB-RCTs, dois mostraram que a psilocibina levou a reduções significativas na ansiedade e na depressão em pacientes com cancro, e as melhorias foram sustentadas por mais de seis meses. No Depressão Major, a psilocibina mostrou rápidas reduções de sintomas, com taxas de remissão mais altas em comparação ao escitalopram em um DB-RCT. Outro DB-RCT mostrou que a psilocibina induziu maior diminuição da depressão cerca de 6 horas após a sua administração do que o placebo. O último DB-RCT mostrou que em pacientes com DRT, uma dose única de 25 mg de psilocibina, mas não de 10 mg de psilocibina, resultou em efeito antidepressivo superior ao de 1 mg de psilocibina.
No geral, a psilocibina mostrou-se promissora no tratamento da depressão e da ansiedade, com perfis de segurança notáveis. Mais pesquisas devem explorar dosagens ideais e efeitos a longo prazo.
Artigos relacionados
Efeitos da Psicoterapia Assistida por Psilocibina na Perturbação Depressiva Major: um ensaio clínico randomizado
4 de novembro de 2020 • JAMA Psychiatry • Alan K. Davis, Frederick S. Barrett, Darrick G. May, Mary P. Cosimano, Nathan D. Sepeda, Matthew W. Johnson, Patrick H. Finan, Roland R. GriffithsTerapia Assistida por Psilocibina em dose única na perturbação depressiva major: um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo
28 de dezembro de 2022 • The Lancet • Robin von Rotz, Eva M. Schindowski, Johannes Jungwirth, Anna Schuldt, Nathalie M. Rieser, Katharina Zahoranszky, Erich Seifritz, Albina Nowak, Peter Nowak, Lutz Jäncke, Katrin H. Preller, Franz X. Vollenweider