Custo-efetividade atualizado da Psicoterapia Assistida por MDMA para o tratamento da Perturbação de Stress Pós-Traumático nos Estados Unidos: resultados de um estudo de fase 3
25 de fevereiro de 2022, PLOS One
Autores: Elliot Marseille, Jennifer M. Mitchell, James G. Kahn
A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) é uma condição prevalente e debilitante nos Estados Unidos e em todo o mundo. Usando dados de eficácia agrupados de seis estudos de fase 2, a terapia com 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) parece também representar uma redução de custos do ponto de vista do utente. Este estudo atualiza a análise do custo-efetividade desta nova terapia usando dados de um novo estudo de fase 3, incluindo o custo-efetividade incremental do regime de fase 3, mais intensivo em comparação com o regime de fase 2.
Métodos: Os autores adaptaram um modelo de Markov publicado anteriormente para retratar os custos e benefícios para a saúde em fornecer Psicoterapia Assistida por MDMA (MDMA-AT) a pacientes com PSPT crónico, grave ou extremo num estudo recente de fase 3, em comparação com o tratamento padrão. As entradas foram baseadas em resultados de ensaios e literatura publicada. O estudo tratou 90 pacientes com a escala de PSPT administrada pelo clínico (CAPS-5) com pontuação de gravidade total de 35 ou mais no início do estudo e duração dos sintomas de PSPT de 6 meses ou mais. O outcome primário foi avaliado 8 semanas após a última sessão experimental. Os pacientes receberam três sessões de psicoterapia preparatória de 90 minutos, três sessões de MDMA ou placebo de 8 horas e nove sessões de psicoterapia integrativa de 90 minutos. Este modelo calcula o custo por paciente da MDMA-AT, custos médicos líquidos por todas as causas, mortalidade, anos de vida ajustados pela qualidade de vida (QALYs) e taxas de custo-efetividade incrementais (ICERs). São relatados resultados da perspectiva do utente quanto à assistência médica dos EUA em vários pontos de tempo (o caso-base é de 30 anos) e foram realizadas extensas análises de sensibilidade. Custos e QALYs foram descontados em 3% ao ano. Os custos foram ajustados para dólares americanos (de 2020) de acordo com o componente médico do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Bureau of Labor Statistics dos EUA.
Resultados: A MDMA-AT realizado no estudo de fase 3 teve um custo aproximado de US$ 11.537 por paciente. Comparado ao padrão de atendimento para 1.000 pacientes, a MDMA-AT gera uma economia líquida com desconto de US$ 132,9 milhões a 30 anos, acumulando 4.856 QALYs e evitando 61,4 mortes prematuras. A MDMA-AT equilibra o custo em 3,8 anos enquanto corresponde a 887 QALYs. Uma terceira sessão de MDMA gera economia médica adicional e benefícios de saúde em comparação com um regime de duas sessões. Hipoteticamente, assumindo que não há economia nos custos de saúde, a MDMA-AT tem um ICER de $ 2.384 por QALY ganho.
Conclusões: A MDMA-AT fornecida a pacientes com PSPT crónico grave é um tratamento económico do ponto de vista do utente, ao mesmo tempo em que oferece benefícios clínicos substanciais.
Artigos relacionados
Traços de personalidade e a relação entre uso de psicadélicos e melhoria da depressão num estudo comparativo
3 de maio de 2024 • Scientific Reports • David K Sjöström, Emma Claesdotter-Knutsson, Petri J KajoniusIbogaína e Experiência Subjetiva: Estados Transformadores e Psicofarmacoterapia no tratamento da Perturbação do Uso de Opióides
9 de abril de 2019 • Journal of Psychoactive Drugs • Thomas K. Brown, Geoff E. Noller, Julie O. Denenberg