Custo-efetividade atualizado da Psicoterapia Assistida por MDMA para o tratamento da Perturbação de Stress Pós-Traumático nos Estados Unidos: resultados de um estudo de fase 3
25 de fevereiro de 2022, PLOS One
Autores: Elliot Marseille, Jennifer M. Mitchell, James G. Kahn
A Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) é uma condição prevalente e debilitante nos Estados Unidos e em todo o mundo. Usando dados de eficácia agrupados de seis estudos de fase 2, a terapia com 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA) parece também representar uma redução de custos do ponto de vista do utente. Este estudo atualiza a análise do custo-efetividade desta nova terapia usando dados de um novo estudo de fase 3, incluindo o custo-efetividade incremental do regime de fase 3, mais intensivo em comparação com o regime de fase 2.
Métodos: Os autores adaptaram um modelo de Markov publicado anteriormente para retratar os custos e benefícios para a saúde em fornecer Psicoterapia Assistida por MDMA (MDMA-AT) a pacientes com PSPT crónico, grave ou extremo num estudo recente de fase 3, em comparação com o tratamento padrão. As entradas foram baseadas em resultados de ensaios e literatura publicada. O estudo tratou 90 pacientes com a escala de PSPT administrada pelo clínico (CAPS-5) com pontuação de gravidade total de 35 ou mais no início do estudo e duração dos sintomas de PSPT de 6 meses ou mais. O outcome primário foi avaliado 8 semanas após a última sessão experimental. Os pacientes receberam três sessões de psicoterapia preparatória de 90 minutos, três sessões de MDMA ou placebo de 8 horas e nove sessões de psicoterapia integrativa de 90 minutos. Este modelo calcula o custo por paciente da MDMA-AT, custos médicos líquidos por todas as causas, mortalidade, anos de vida ajustados pela qualidade de vida (QALYs) e taxas de custo-efetividade incrementais (ICERs). São relatados resultados da perspectiva do utente quanto à assistência médica dos EUA em vários pontos de tempo (o caso-base é de 30 anos) e foram realizadas extensas análises de sensibilidade. Custos e QALYs foram descontados em 3% ao ano. Os custos foram ajustados para dólares americanos (de 2020) de acordo com o componente médico do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Bureau of Labor Statistics dos EUA.
Resultados: A MDMA-AT realizado no estudo de fase 3 teve um custo aproximado de US$ 11.537 por paciente. Comparado ao padrão de atendimento para 1.000 pacientes, a MDMA-AT gera uma economia líquida com desconto de US$ 132,9 milhões a 30 anos, acumulando 4.856 QALYs e evitando 61,4 mortes prematuras. A MDMA-AT equilibra o custo em 3,8 anos enquanto corresponde a 887 QALYs. Uma terceira sessão de MDMA gera economia médica adicional e benefícios de saúde em comparação com um regime de duas sessões. Hipoteticamente, assumindo que não há economia nos custos de saúde, a MDMA-AT tem um ICER de $ 2.384 por QALY ganho.
Conclusões: A MDMA-AT fornecida a pacientes com PSPT crónico grave é um tratamento económico do ponto de vista do utente, ao mesmo tempo em que oferece benefícios clínicos substanciais.
Artigos relacionados
Evidência preliminar da importância da relação terapêutica na psicoterapia assistida por MDMA para a perturbação de stress pós-traumático
4 de janeiro de 2024 • European Journal of Psychotraumatology • Richard J. Zeifman,Hannes Kettner,Stephen Ross,Brandon Weiss,Michael C. Mithoefer,Ann T. Mithoefer & Anne C. WagnerPsicoterapia Assistida por MDMA: um Novo Paradigma no Tratamento da Perturbação de Stress Pós‑Traumático Resistente?
15 de novembro de 2022 • Revista Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental • Pedro Mota, Joana Proença Becker, Manuel João Quartilho