Uso potencial da Ayahuasca na terapia do luto
30 de maio de 2017, OMEGA - Journal of Death and Dying
Autores: Débora González, Maria Carvalho, Jordi Cantillo, Marc Aixalá, Magí Farré
A morte de um ente querido é, em última análise, uma experiência universal. No entanto, as intervenções convencionais para pessoas que sofrem de luto não complicado reúnem pouco apoio empírico. O presente estudo teve como objetivo explorar os efeitos potenciais da Ayahuasca no luto. Os autores compararam 30 pessoas que tomaram Ayahuasca com 30 pessoas que frequentaram grupos de apoio, medindo o nível de luto e evitação experiencial. Examinaram também temas nas respostas dos participantes a uma pergunta aberta sobre suas as experiências com a Ayahuasca. O grupo Ayahuasca apresentou menor nível de luto na Present Feelings Scale of Texas Revised Inventory of Grief, mostrando benefícios em algumas dimensões psicológicas e interpessoais. As respostas qualitativas descreveram experiências de libertação emocional, memórias biográficas e experiências de contato com o falecido. Além disso, foram identificados alguns benefícios em relação às experiências com a Ayahuasca. Estes resultados fornecem dados preliminares sobre o potencial da Ayahuasca como ferramenta terapêutica no tratamento do luto.
Artigos relacionados
Microdosagem psicadélica, atenção plena e ansiedade: um estudo de mediação transversal
12 de junho de 2022 • Journal of Psychoactive Drugs • Vincent Hartong, Arnold van EmmerikAnálise do Questionário de Experiência Mística: um estudo de experiências realizadas com Psilocibina
1 de janeiro de 2012 • Journal for the Scientific Study of Religion • MacLean, Katherine A., Leoutsakos, Jeannie‐Marie S., Johnson, Matthew W., Griffiths, Roland R.