SPACE PortugalTornar-se Membr@

Impacto dos psicadélicos no Craving na adição: uma revisão sistemática

Revisão Sistemática

1 de fevereiro de 2025, Journal of Psychopharmacology

Autores: Sophie-Athéna Chapron, Guilhem Bonazzi, Laura Di Lodovico, Julia de Ternay, Camille Landmann, Mikail Nourredine, Francesco Salvo, Ben Sessa, Ravi Das, Benjamin Rolland, Albert Garcia-Romeu, Marc Auriacombe

No contexto da necessidade de aumentar as opções de tratamento para as perturbações relacionadas com o consumo de substâncias, pesquisas recentes avaliaram o potencial terapêutico dos psicadélicos. No entanto, existe uma compreensão incompleta dos efeitos dos psicadélicos sobre o Craving, um sintoma central das perturbações de dependência e um preditor do consumo de substâncias e da recaída.

Objetivos: Determinar se o uso de psicadélicos está associado a alterações no Craving em humanos.

Métodos: Uma revisão sistemática da literatura, utilizando as bases de dados PubMed, PsycInfo e Scopus até maio de 2023. Incluímos todos os estudos que avaliaram quaisquer níveis de Craving por substâncias após o uso de psicadélicos (número de registo do protocolo CRD42021242856).

Resultados: Foram incluídos 38 artigos publicados, correspondentes a 31 estudos e 2.639 participantes, referentes a perturbações por uso de álcool, opióides, cocaína ou tabaco. Doze dos 31 estudos incluídos relataram uma diminuição significativa nas pontuações de Craving após o uso de psicadélicos. Todos os estudos, exceto dois, tiveram problemas metodológicos.

Conclusões: Alguns psicadélicos podem apresentar efeitos anti-Craving promissores, mas a diversidade e o elevado risco de viés dos estudos existentes indicam que estes resultados devem ser considerados com cautela. Devem ser encorajados mais ensaios controlados e em maior escala.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos