SPACE PortugalTornar-se Membr@

Psicoterapia Assistida por MDMA reduz significativamente os sintomas de perturbações alimentares em estudo randomizado controlado por placebo em adultos com PSPT grave

MDMAEnsaio Clínico

5 de março de 2022, Journal of Psychiatric Research

Autores: Timothy D Brewerton, Julie B Wang, Adele Lafrance, Chelsea Pamplin, Michael Mithoefer, Berra Yazar-Klosinki, Amy Emerson, Rick Doblin

Introdução: Perturbações alimentares (PAs) e Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) são altamente comórbidos, mas não existem modalidades comprovadas de tratamento integrativo para PA-PSPT. Em ensaios clínicos, a Psicoterapia Assistida por MDMA (MDMA-AT) mostrou ter um sucesso marcante no tratamento de PSPT e poderá ser promissora para PA-PSPT.

Métodos: Noventa indivíduos com PSPT grave receberam tratamento num estudo duplo-cego, controlado por placebo, de MDMA-AT. Além das medidas de outcome primárias (Escala de PSPT administrada pelo clínico) e secundárias (Escala de Incapacidade de Sheehan), o Eating Attitudes Test 26 (EAT-26) foi administrado para fins exploratórios na baseline e no término do estudo.

Resultados: A amostra do estudo foi composta por 58 mulheres (placebo = 31, MDMA = 27) e 31 homens (placebo = 12, MDMA = 19) (n = 89). Sete participantes abandonaram o estudo antes do seu término. No início do estudo, 13 (15%) dos 89 indivíduos com PSPT tiveram scores totais de EAT-26 ≥20 e 28 (31,5%) tiveram scores totais de EAT-26 de alto risco (≥11 ) apesar da ausência de purga ativa ou baixo peso. Nos que completaram o estudo (n = 82), houve uma redução significativa nos scores totais do EAT-26 no grupo total de participantes de PSPT após MDMA-AT versus placebo (p = 0,03). Também se verificaram reduções significativas nos scores totais de EAT-26 em mulheres com scores EAT-26 altos ≥11 e ≥20 após MDMA-AT versus placebo (p = 0,0012 ep = 0,0478, respectivamente).

Conclusões: A prevalência das PAs é comum em indivíduos com PSPT mesmo na ausência de PAs com purga ativa e baixo peso. A Psicoterapia Assistida por MDMA reduziu significativamente os sintomas de perturbações alimentares em comparação com a terapia com placebo entre os participantes com PSPT grave. A MDMA-AT para PA-PSPT parece ser promissora e requer mais estudos.




Artigos relacionados

Ver todos os artigos