Tratamento com escetamina para a depressão em adultos: uma revisão sistemática e meta-análise PRISMA
29 de janeiro de 2025, American Journal of Psychiatry
Autores: Konstantinos N. Fountoulakis, Athanasios Saitis, Alan F. Schatzberg
Este artigo reúne a informação obtida a partir da análise de 87 estudos sobre a eficácia da escetamina no tratamento da depressão e ideação suicida, bem como os seus efeitos adversos.
Métodos: Foram identificados inicialmente 1115 estudos, 87 dos quais foram selecionados para análise e discussão. Às 2-4 semanas, os ensaios clínicos controlados e randomizados foram predominantemente negativos ou falharam. No entanto, através da meta-análise foi possível identificar um efeito positivo modesto mas significativo no tratamento da Depressão, semelhante a outras estratégias de potenciação, como antipsicóticos atípicos. O tamanho de efeito relativo à redução de ideação suicida não foi significativo em qualquer dos pontos de avaliação.
Conclusões: Os resultados deste estudo sugerem que a eficácia da escetamina no tratamento da Depressão resistente como add-on à terapêutica antidepressiva são modestos e ausentes no que concerne a ideação suicidária. Os autores alertam ainda para a necessidade de serem considerados efeitos adversos como o potencial de abuso e a escassez de dados a longo-prazo. São ainda abordados outros temas como o surgimento de ideação suicida durante a fase de estudo e questões relacionadas com a regulação do fármaco.
Artigos relacionados
A relação entre a Default Mode Network (DMN) e a Theory of Mind (ToM) network como revelada pelos psicadélicos – uma meta-análise
21 de julho de 2023 • Neuroscience & Biobehavioral Reviews • Carla Soares, Gerardo Gonzalo, João Castelhano, Miguel Castelo-BrancoOs eventos adversos da Ibogaína em humanos: uma revisão sistemática atualizada da literatura (2015-2020)
18 de agosto de 2021 • Psychopharmacology • Genís Ona, Juliana Mendes Rocha, José Carlos Bouso, Jaime E. C. Hallak, Tre Borràs, Maria Teresa Colomina, Rafael G. dos Santos